sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Projeto interdisciplinar Inglês/Português 1°ano/2ºciclo

Estrutura Curricular
Tema: Historia Minerio de Ferro em Minas Gerais e Literatura

Projeto na sala de computação

Dados da aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explorar e conhecer sobre o minério de ferro em Minas Gerais, o Quadrilátero ferrífero e o potencial turístico de cada região especialmente Itabira, onde se tem uma das maiores mineradoras do mundo – a Vale e seu artista mais famoso Carlos Drummond de Andrade, também mostrar a cultura, o ambiente natural e alternativas diferenciadas para os estudantes utilizarem a internet e conhecerem Minas Gerais e também, o trabalho em equipe, interação aluno-aluno, aluno professor e como as diversas áreas do conhecimento podem ser integradas.



Duração da aula

6 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura de textos sobre Minas Gerais

Estratégia e recursos da aula

Para o professor iniciar está aula será necessário os seguintes recursos didáticos computador, internet, livro didático, videos

Dvd, data-show. Os alunos trabalharão em equipe, pois precisarão do suporte do professor de informática para ajuda-los com os vários sites sobre o tema proposto.

Problematização

Ao fazer o aluno pensar sobre as cidades mineiras que tem a exploração do minério de ferro e importante fazer o aluno refletir como se da esta exploração, quais pessoas estão envolvidas , onde se localiza cada região , além do minério de ferro o que mais se encontra

O professor poderá passar um vídeo ou filme sobre o tema proposto ou pedir aos alunos para procurarem na internet.



Atividades

Aula 1

O professor expõe qual e o objetivo da aula e que precisará do envolvimento maior da turma, pois não serão somente aulas expositivas, mas será necessário um trabalho interdisciplinar, com a participação de outros professores e que os alunos terão a oportunidade de conhecer sobre uma das maiores mineradoras de Minas e o artista mais famoso desta cidade.

Aula 2

A professora continuará falando sobre o tema proposto, qual o objetivo , mostrara o potencial turístico de cada região, a cultura, um pouco de história , o circuito do ouro, o quadrilátero ferrifero, onde há as jazidas de minério de ferro, ouro, bauxita, minas de topázio imperial e outros minerais.

Aula 3

Continuação da história, como surgiram as vilas e cidades com características só encontradas nessa região do pais, as belezas da região, as cachoeiras, matas, paisagens. O parque Estadual de Itacolomy, o Parque Nacional de Caraça e outros.

Aula 4

O foco será Ouro preto, devido a grandeza de seu legado histórico, artístico e arquitetônico e dentro outros municípios, está Itabira, onde se abriga a maior mineradora de Minas , a Vale e os alunos aproveitarão para conhecer sobre o artista famoso da região

Aula 5

Atividades propostas sobre o tema tais como apresentação de slides, filmes, interpretação de texto.



Aula 6

Laboratório de informática.

Com o suporte do professor de informática, os alunos podem diversificar um pouco mais a aula, além de saberem sobre minério, poderão estudar a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade.

ecursos complementares

Interdiciplinaridade com português e informática.

Avaliação

Os professores deverão discutir entre si sobre a avaliação e principalmente com a turma, a participação nas atividades propostas, respeito e opinião dos colegas, domínio do tema,
Abaixo seguem fotos :













Referencia bibliográfica

Sites visitados

vodpod.com/.../648259-programa-sobre-itabira-no-roteiro-de-mi...

http://www.youtube.com/watch?v=tU5bYVXrKo0

Portal do professor

http://www.asminasgerais.com.br/?item=ALBUM&codAlbum=120

Nenhum comentário:

Postar um comentário