O que é queimadura?
A queimadura se caracteriza pelo contato com substâncias que aumentam a temperatura e provocam a destruição das camadas que compõem a pele.De acordo com o Ministério da Saúde entre as principais causas de queimaduras estão as substâncias quentes: líquidos, alimentos ou água quente, e são responsáveis por cerca de 59% dos casos. As causadas por fogo ou chama são 16,8%, e objetos quentes, 13,7% do total.
Seus níveis são identificados conforme o nível da lesão:
Queimadura de primeiro grau
É a queimadura normal no verão. Deixa a pele vermelha e sensação de ardência. É superficial, pois a lesão ocorre apenas na epiderme.Cuidado! Evite o uso de produtos químicos sobre a pele sob a ação dos raios solares. Esses produtos podem causar queimaduras mais graves, provocando lesões sérias como a queimadura de terceiro grau. Use o filtro solar de acordo com a cor da sua pele e, se preciso, bloqueador solar ( que deve ser aplicado sempre nas crianças );
Queimadura de segundo grau
Também pode ocorrer por ação do sol. Neste caso, são destruídas camadas mais profundas da pele. É uma lesão dolorida, que causa bolhas.Portanto, nada de usar "poções" caseiras para ir à praia ou piscina, muito menos coca-cola, óleos para bebês ( que não tem a finalidade de bronzear a pele ) ou até mesmo o uso de urucum ou beterraba, óleo das folhas de figo, óleos de uva ou amêndoas industrializados e à venda nas farmácias.
Fique atento também quanto à manipulação de frutas e outros alimentos. O limão, por exemplo, muito usado em sucos, temperando alimentos e na famosa CAIPIRINHA, pode provocar queimaduras sérias se não for lavado o seu suco da pele ( mãos especialmente) antes de se expor ao sol.
Filtro solar deve ser usado todos os dias, não só por crianças. Existem no mercado vários cosméticos com bloqueador solar para a maquiagem do dia-a-dia das mulheres. Mas, o uso regular deve ser feito também por homens.
Queimadura de terceiro grau
A lesão é profunda e séria. Suas vítimas precisam ser submetidas à cirurgia para a retirada das partes necrosadas e a realização de um enxerto.Crianças são mais atingidas! A maior incidência de queimaduras ocorre dentro de casa com crianças entre 0 e 9 anos. São acidentes domésticos que podem ser evitados. As queimaduras causam traumas ( pelo difícil processo de recuperação), mas também porque em alguns casos podem deixar deformidades para o resto da vida.
Os responsáveis pelas crianças devem ficar atentas, inclusive, no preparo do banho. Água quente pode provocar queimaduras.
CUIDADOS
Todos nós já ouvimos de algum familiar que "cozinha não é lugar de criança" e é na cozinha que ocorrem a maioria das queimaduras domésticas.
PANELAS - Todo cuidado é pouco com as panelas - que devem ser mantidas com o cabo para dentro. Jamais abra a panela de pressão sem que todo o vapor tenha escapado e mantenha a válvula sempre limpa; Não chegue perto do fogão com crianças no colo;
MICROONDAS - Leia o manual do microondas. Alguns objetos e alimentos não podem ser aquecidos nele e lembre-se que acidentes podem ocorrer na hora de retirar os alimentos;
TOMADAS E FIOS - Cuidado com tomadas e fios desencapados, instalações elétricas e os populares "gatos". Podem causar incêndios. Observe se os fios dos eletrodomésticos estão fora das tomadas antes de sair de casa, principalmente o ferro de passar roupa;
GÁS - Mantenha o botijão de gás longe do calor sempre na posição vertical;
ÁLCOOL - Nunca jogue álcool sobre as brasas ou chamas. O álcool explode e pode provocar queimaduras fatais. Mantenha a garrafa de álcool em lugares de difícil acesso, longe do calor e fora do alcance de crianças.
FÓSFOROS, VELAS, QUEROSENE, LAMPARINAS - sempre fora do alcance de crianças; e
Se as roupas da vítima estiverem em chamas, não deixe a pessoa correr, de preferência role-a no chão.
NÃO USE sobre as queimaduras domésticas nenhuma substância como pó de café, creme dental ou manteiga. As queimaduras devem ser lavadas com água limpa ou soro fisiológico e deve-se procurar imediatamente cuidados médicos.
COM SIMPLES CUIDADOS NO DIA-A-DIA, PODEMOS EVITAR MARCAS PARA TODA A VIDA.
Fonte: Editoria HelpSaúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário